Bem Vindo

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

11 DE NOVEMBRO DIA DE S. MARTINHO

Na sala de aula os alunos trabalharam o tema, criando bonitas quadras e apresentando-as à turma.
Como não há S. Martinho sem magusto, fizeram um cartaz com a fogueira e as castanhas nas quais registaram as quadras.
Com este trabalho, os alunos também puderam aprender que no século XVII, a castanha era considerada um dos produtos básicos da alimentação dos beirões. Em anos maus chegou a ocupar o lugar do pão que escasseava e a substituir as batatas.
LENDA DE S. MARTINHO
Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e trovejava sem parar. Martinho estava agasalhado, tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um mendigo, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
E para que os homens lembrem esta boa acção, é por isso que todos os anos, por esta altura, o sol brilha mais forte para que perdure a bondade.
É o Verão de S. Martinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário